A Informática e a Educação Superior - Dany Novaes
02/07/2011 18:23
INTRODUÇÃO
A cada dia a informática tem alcançado um espaço maior e mais relevante na vida das pessoas e no cotidiano da sociedade. É fato que os processos, antes manuais, estão tornando-se automatizados, em uma escala cada vez maior e mais acelerada.
Ainda que muitos ainda possuam uma antipatia diante dos computadores, fica evidente que permanecer alheio às tecnologias e à informática poderá tornar um cidadão inadequado e pouco funcional na sociedade.
[1]A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida. (IBGE)
É fundamental, portanto, que a informática também faça parte do contexto do Ensino Superior, visto que aí são formados os profissionais que lidarão dia a dia com as influências dos avanços tecnológicos e conseqüentemente da informática. Para que a informática seja utilizada no Ensino Superior os “mestres” precisam estar constantemente atualizados e inseridos neste novo contexto global.
1. OS BENEFÍCIOS DA INFORMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
São inúmeros os benefícios que a informática proporciona no processo de ensino e aprendizagem e quando utilizada de maneira adequada facilita pesquisas, leituras, preparação das aulas e a própria aplicação e transmissão do conteúdo.
A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo. (MARÇAL FLORES - 1996)
Já é comprovado, há bastante tempo, que quantos mais sentidos são utilizados no processo de ensino, mais o aprendizado é bem sucedido. A informática tem a possibilidade de trazer criatividade, interação e conhecimento ao ambiente da sala de aula.
Tem possibilitado inclusive uma nova tendência, que tem crescido rapidamente, que são os cursos à distância e semi-presenciais. O professor pode estar apresentando sua aula ao vivo para estudantes de vários estados diferentes simultaneamente, através do projetor e os alunos, através dos computadores enviam suas perguntas e recebem suas respostas em tempo real.
Informática na educação é um novo domínio da ciência que em seu próprio conceito traz embutida a idéia de pluralidade, de inter- relação e de intercâmbio crítico entre saberes e idéias desenvolvidas por diferentes pensadores. Muitos dos desafios enfrentados atualmente têm a ver com a fragmentação do conhecimento, que resulta tanto de nossa especialidade quanto, e principalmente, do processo educacional.
Ao analisar as possibilidades de introduzir os recursos computacionais nas práticas educacionais com o objetivo de transformar o processo de ensino- aprendizagem, não se pode ter como referência nenhum quadro teórico anteriormente estruturado. É preciso delinear uma base conceitual que represente um movimento de integração entre diferentes teorias e possam conduzir à compreensão do fenômeno educativo em sua unicidade e concretude. (GILBERTO TEIXEIRA, 2005 - DOUTOR FEA/USP)
A informática pode, sem dúvida, ser utilizada como uma ferramenta que possibilita ao universitário cruzar as fronteiras do conhecimento em sala de aula tornando-se um pesquisador global que também ultrapassa fronteiras culturais, geográficas e até mesmo lingüísticas. Hoje a internet oferece ferramentas de tradução em diversas línguas possibilitando ao estudante a tradução instantânea de textos internacionais.
A informática educacional pode ser configurada como uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, e que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada, através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos. (GERALDO MAGELA DA SILVA, 2010)
A própria preparação da aula torna-se mais atrativa com as ferramentas do Power Point, do Movie Maker, etc.
2. O Professor no Século XXI
Como ser um educador neste cenário de mudanças velozes e constantes? O professor precisa cumprir um papel de educador, mas para isso precisa antes de tudo ser um aprendiz incansável. É preciso fazer uma boa gestão de carreira. A gestão de carreira possibilita pensar no futuro e perceber as possíveis modificações e quais habilidades precisam ser adquiridas para tornar-se vivo na profissão e atraente para o mercado de trabalho.
É comum ver “mestres”, entrando nas salas das universidades justificando-se por não saberem utilizar a tecnologia disponível em sala. Estamos caminhando para um tempo em que o conhecimento específico apenas de sua disciplina não será suficiente para manter o professor contratado em uma instituição de ensino superior que busque qualidade, excelência e criatividade. Faz-se necessário aliar o conhecimento da área de formação ao conhecimento tecnológico, que envolve informática.
Muitos professores precisarão incluir em sua rotina diária tempo para atualização tecnológica.
O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas... (Gouvea)
CONCLUSÃO
Na era digital ou era da informação a sociedade passa por modificações em todos os seguimentos, e como dizem os especialistas, espera-se que o mundo mude mais nos próximos 10 anos do que mudou nos últimos 50 anos. Diante desta nova realidade o processo ensino/aprendizagem precisa ser reavaliado periodicamente, e consequentemente os professores precisam buscar constante atualização estando sempre na linha de frente do aprendizado. O professor precisa ser um pesquisador nato.
A informática está em nossas casas, está em todo lugar, e com certeza estará cada vez mais presente nas salas de aula também.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/informatica/home.html
https://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=18&texto=1095
https://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm
https://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm
https://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-informatica-aplicada-na-educacao.htm
———
Voltar