A Parte Operacional da Logística - Dany Novaes

17/08/2011 09:13

 

 

Ainda que, sem nenhuma dúvida, a logística eficaz dependa principalmente das pessos envolvidas no processo, a estrutura física, equipamentos e ferramentas, também são indispensáveis. Vale enfatizar que uma estrutura impecável e absolutamente moderna com equipamentos de ponta pode ser ineficaz, caso seus operadores não possuam treinamento adequado.

1Assim a gestão das cadeias de suprimento tornou-se pedra fundamental para a sobrevivência no mundo globalizado e exige profundas mudanças nas empresas e especialmente no ambiente de negócios onde atuam, demandando infra-estrutura, políticas publicas e competências cada vez mais adequadas ao momento do “mercado”. (Nyssio Ferreira, 2006)

Se houver falha em uma das atividades de apoio da logística todo o processo poderá ser prejudicado. Não basta, portanto, fortalecer apenas algumas atividades, mas todas devem receber atenção e supervisão cuidadosa, possibilitando o bom funcionamento da estrutura física e o desenvolvimento constante dos profissionais que atuam na cadeia de produção.

2Com base em Bowersox e Closs (2001), a noção básica para gestão da cadeia de suprimentos está embasada na crença que a eficiência pode ser melhorada através do compartilhamento das informações e do planejamento. Essa cooperação entre os membros do sistema de valores reduz os riscos individuais e aumenta a eficiência do processo logístico, melhorando o foco, maximizando os recursos empregados e eliminando perdas desnecessárias. (Sinval Oliveira, 2002 – ENGENEP)


A armazenagem tem um papel fundamental e estratégico na parte operacional da logística e absorve uma parte alta dos custos das despesas, podendo atingir algo em torno de 40%. A armazenagem precisa de uma boa localização e um conjunto de processos voltados para estocagem, movimentação e processamento de produtos e informações.

3Muitas variáveis entram na análise para decisão de se buscar a opção de um processo operacional de armazenagem de mercadorias e produtos na logística. Considerando que armazenagem é a administração do espaço que se dispõe para manter os estoques, logo percebemos que trata-se de uma atividade que necessita de um alto grau de planejamento, pois quando tratamos com armazenagem estamos relacionados diretamente a algumas condições chaves para o seu satisfatório desempenho. (Marcelo Azambuja, 2008)

Outra atividade operacional, que se apresenta após a armazenagem e não pode ser negligenciada é a distribuição. É necessário decidir se a própria empresa fará a distribuição ou utilizará a terceirização. Esta decisão deverá ser efetuada através de uma avaliação financeira estratégica que visa diminuir os custos operacionais sem perder a excelência e agradar ao cliente.

O mix de distribuição do produto garante o seu sucesso. Os canais de distribuição de uma empresa podem agregar valor ao produto e aumentar grandemente sua competitividade. Cada vez mais os clientes querem comodidade e facilidade de aquisição aliadas, é claro, à qualidade do produto.


4O marketing vê que a Distribuição é um dos processos mais

críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos

diretamente no cliente. A partir do momento que o produto é

vendido a Distribuição se torna uma atividade de front office e ela é

capaz de trazer benefícios e problemas resultantes de sua atuação

(Kapoor et al., 2004, p. 9).

3

São os canais de distribuição que facilitam aos clientes o acesso ao produto ou

serviço e podem ser utilizados para fortalecer o marketing da empresa.

A logística do transporte lida com os mais altos custos da cadeia de produção, segundo a maioria dos autores, principalmente quando se trata de transporte internacional. Por isso faz-se necessária uma minuciosa pesquisa dos serviços de transporte disponíveis. É muito importante que o profissional que lida com esta área específica seja qualificado e possua experiência comprovada para gerir todas as informações necessárias e fazer as escolhas corretas dentro das legislações, das estratégias financeiras da empresa, e levando em consideração a qualidade do transporte do produto. Sendo, portanto, conhecedor do mercado externo e interno.

No site da Embrapa, encontra-se a logística do setor canavieiro:

5Um aspecto importante dos sistemas logísticos é a forma de coordenar os processos de corte, carregamento e transporte de cana do campo até a área industrial, de maneira a suprir adequadamente a demanda necessária na área industrial. Os custos do corte, carregamento e transporte representam 30% do custo total de produção da cana, sendo que somente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total.”

Um bom gerenciamento do estoque poderá possibilitar grande redução nos custos da empresa. Controlar os níveis do estoque significa gerir os seus ativos, por isso devem manter uma administração excelente.

Um dos aspectos mais importantes da logística é possibilitar a gestão dos custos totais de suas ações, visualizando quais são as áreas com maiores desperdícios, quais modificações precisam ser efetuadas e quais setores estão sendo mais eficazes.

Duas variáveis principais influenciam os custos: a quantidade de mercadorias no estoque e o tempo de permanência.


6Custos logísticos são todos os custos relacionados com a

logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os

4

custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de

ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos

de transporte. Os custos logísticos são, geralmente, os segundos mais

importantes, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria.

Por isso, saber gerir esses custos pode ser crucial para a

sobrevivência da empresa (Ricarte, 2002). A gestão destes custos é

feita através do planeamento de custo ou do pré-cálculo de custo

pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou

produto/mercadoria (Chiavenato, 1991, p. 130).

 

 

 

1 https://www.ibralog.org.br/ler_artigo.php?cod=75

2 https://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_1007.pdf2

 

3 https://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/armazenagem-e-logistica/26231/

4 https://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_(log%C3%ADstica)

5 https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_133_22122006154842.html

6 https://pt.wikipedia.org/wiki/Custos_log%C3%ADsticos

Voltar