Gestão Pela Qualidade Total - Dany Novaes
16/08/2011 10:55
A Gestão pela Qualidade Total (GQT) é um estilo de gestão que busca aumentar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização através do aprimoramento dos processos que compõem o sistema operacional. A GQT possibilita à administração a adoção de uma visão holística de qualidade que esteja focada na prevenção de problemas, ao invés de sua identificação.
Através da prática da GQT os colaboradores são valorizados, aumentando sua satisfação integral, ou seja, profissional e pessoal. Um de seus objetivos básicos é fazer com que os conceitos e técnicas sejam compartilhados entre todos na organização. A GQT possibilita melhora nos relacionamentos interpessoais e aspira ao alcance da excelência em qualidade e produtos.
A GQT está fundamentada no princípio de satisfazer de maneira eficaz as necessidades e expectativas dos consumidores, com custos reduzidos, e com o envolvimento responsável de toda a organização.
Gestão Integrada de Qualidade (Síntese)
As organizações estão buscando integrar seus sistemas de qualidade devido às novas exigências internacionais referentes à preservação do meio ambiente, segurança no trabalho e responsabilidade social. Este processo de integração possibilita a redução de custos com a operação da empresa.
[2]O SGI visa unir o atendimento às normas de forma simultânea para os pontos comuns, como, por exemplo, no processo de aquisição deve ser verificado tanto as especificações técnicas, como as especificações ambientais e de saúde e segurança no trabalho. E incluir os valores não contemplados em alguma norma de forma que sejam visto como um só processo de garantia de qualidade. (Elisangela Carvalho, 2008).
Os sistemas de GIQ baseiam-se nas seguintes normas e especificações:
ISO 14000 – Normas de gestão ambiental.
ISO 9000 – Normas de garantia de qualidade de processos.
OHSAS 18000 – Normas de gestão de segurança e saúde ocupacional.
AS 8000 – Normas de gestão da qualidade social.
Gestão Seis Sigma – Redução da variabilidade dos processos.
O alvo principal da GIQ é estabelecer um conjunto de práticas de gestão através de padrões e diretrizes, visando aperfeiçoar a postura de prevenção com relação às questões de segurança, meio ambiente e saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhoria da qualidade dos produtos e serviços.
Focos das práticas de GQ:
TQM: Satisfação do cliente interno e externo, compromisso da gestão, treinamento e educação do empregado.
Seis Sigma: Prevenção de defeitos, redução dos tempos de ciclo e economia de custos.
ISO: Gestão por processos e satisfação dos clientes.
O principal para que a implantação da GIQ seja eficaz e apresente resultados é o pleno compromisso da alta administração e o estabelecimento de um programa de treinamento que proporcione motivação e comprometimento de todos os setores da empresa.
[2] https://www.administradores.com.br/artigos/sistema_de_gestao_integrada/21457/
———
Voltar