Logística Integrada - Dany Novaes

18/07/2011 16:45

A definição atual do conceito “logística” abrange muito mais do que a simples atividade de armazenar, transportar recursos materiais ou humanos. Não se trata de uma rotina engessada e estática. A logística empresarial moderna envolve todo o processo de produção e demanda de bens e serviços desde a matéria prima até a chegada ao cliente.

A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.” (Wikipédia)

"A logística está presente em praticamente todas as atividades empresariais", diz Adalberto Panzan, presidente da Associação Brasileira de Logística” (Aslog).

“Num mundo sem fronteiras, ligado pela web e viciado em velocidade, entregar o produto certo na hora certa com o menor custo é vital para a competitividade.” (Amauri Segalla e Rachel Caires, 2006)

A logística integrada, por sua vez, se apresenta como um sistema que relaciona-se com as diversas atividades empresariais coordenadas visando atingir os objetivos organizacionais. O objetivo primordial da Logística é satisfazer os desejos e expectativas do cliente possibilitando o fluxo desde o fornecedor até o cliente.

“Warren Bennis dá um novo significado à Logística em sua particular perspectiva,quando diz: Enquanto Marketing é uma atividade de criar demanda, a Logística é uma atividade de satisfazer a demanda” (GOPAL & CAHILL, p.23, 1992).

“O que parece ser de importância principal na obtenção de um sistema logístico eficiente e eficaz é a circulação em tempo hábil da informação com qualidade. Isso só pode ser conseguido com uma melhor integração entre os elementos que compõe a cadeia. Daí então, a importância da implementação de conceitos, como o de Parceiria, tecnologias de coleta e análise de informação e transferência de dados, bem como o uso mais intenso e eficiente do marketing.” (MSc. Eng. Paulo Sérgio Ferreira da Silva e Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior)

A logística integrada utiliza-se da cadeia de suprimentos que engloba a gestão integrada e estratégica de toda a cadeia de produção. Este estilo de gestão torna-se um verdadeiro diferencial competitivo para as empresas que o adotam e colocam em prática. A cadeia de abastecimento possibilita o planejamento e o controle do fluxo de mercadorias, informações e recursos integrando toda a cadeia logística com cooperação de todas as partes envolvidas.

A gestão da cadeia logística, também conhecida como gerenciamento da cadeia de suprimentos (Brasil), gestão da cadeia de fornecimento (Portugal), pipeline logístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganhou bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinónimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística. (Wikipédia)

Alguns resultados perceptíveis nas empresas que adotam a gestão da cadeia de suprimentos: redução dos custos operacionais, redução dos tempos de ciclo e melhoria na produtividade.

Não há dúvida de que o SCM agrega valor ao cliente possibilitando sua satisfação e se constitue em real vantagem competitiva.

A logística pode ser fragmentada em atividades. Sendo as atividades primárias divididas em:

 Atividades de apoio:

*   Armazenagem

*   Manuseio de materiais

*   Embalagem de proteção

*   Obtenção

*   Programação de Produtos

*   Manutenção de Informação

“Muitas são as atividades logísticas necessárias para se atender os objetivos acima. Vários autores dividem estas atividades em primárias e de apoio. As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.” (Hélio Meirim, 2007)

Todas as atividades estão, portanto interligadas, segundo os parâmetros da logísticas tornando o processo de produção – cliente o mais eficaz possível para tornar a empresa mais competitiva no mercado e encantar o cliente na recepção de seu serviço ou produto esperado.

  

Bibliografia Consultada:

Barros Nunes, Iran – Logística – Posead – MBA à Distância – Brasília –DF, 2009

https://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica

https://portalexame.abril.com.br/static/aberto/estudosexame/edicoes_0878/m0113484.html

https://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T6307.PDF

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_cadeia_log%C3%ADstica

https://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-atividades-primarias-da-logistica/14168/

 

Voltar