Marketing, luxo ou necessidade? - Graciela Ortiz
24/08/2011 10:45
Estimulados pela copa do mundo, olimpíadas e pela posição do Brasil em relação a outros países desenvolvidos e em desenvolvimento, varias regiões do país, inclusive a que eu moro, estão em ampla expansão.
E estes investimentos também estimulam a ampliação de serviços, como a escola de inglês chamada Fast English em Campinas, interior de São Paulo.
A escola iniciou há cerca de 4 anos na casa do proprietário. Alguns meses depois, mudou para um prédio comercial e recentemente fez uma grande reforma ocupando os dois andares. Hoje, a escola possui amplas salas de aulas equipadas com tv, dvd e ar condicionado, sala de professores, recepção, ampla sala de espera com tv a cabo e estacionamento próprio.
Do ponto de vista do marketing vamos entender o sucesso deste produto.
Entenda as necessidades: lançar um produto que atenda as necessidades do seu publico alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio. A região onde está localizada a Fast English está em amplo crescimento e por esta razão necessita de investimentos na área de serviço, como uma escola de idiomas.
Posicionamento: lançar um produto em um mercado com players já consagrados é um grande desafio, porém possível de ocorrer quando se tem o suporte de uma análise da concorrência. E foi isso que ocorreu com a Fast English. Mapearam a região, identificaram os concorrentes e analisaram os pontos fortes e fracos. O resultado é uma escola com infraestrutura acima da media. Há uma cozinha estilo americana para aulas práticas, aulas com diferentes professores (existe um rodízio entre os professores) e pacotes personalizados a cada necessidade. Além disso, o nome da escola remete ao aluno a ideia de um aprendizado mais rápido.
Divulgue, comunique-se: já dizia o ditado “propaganda é a alma do negocio” e realmente é! Em um raio de mais ou menos 1km há diversas placas e luminosos divulgando a escola. A escola também adotou praças, fez parcerias e oferece pacotes de descontos para outros estabelecimentos, como universidades e escolas da região.
Surpreenda seu cliente: cliente é resultado de uma comunicação adequada, mantê-los requer ações diferenciadas. Escolas de idiomas, assim como universidades e demais escolas, possuem um considerado turn over e o desafio é criar estratégias que mantenham o aluno na escola. A estratégia adotada pela Fast English é a motivação. Recepcionistas e professores estimulam seus alunos a sempre ir além e ainda estimulam o preenchimento das tarefas de casa. Se o aluno fizer a tarefa, na próxima aula ganhará um “dólar Fast English” onde poderão ser trocados por livros, dicionários, revistas, etc.
Atente-se para as necessidades da sua região e satisfaça seus clientes através de um posicionamento e comunicação adequado!
Até o próximo artigo!
Graciela Ortiz
Sobre a autora: formada em propaganda e marketing com MBA em Gestão de Marketing pela ESAMC, com mais de 12 anos experiência divididos entre agência de marketing promocional, industria alimentícia e atualmente como especialista de marketing em uma multinacional americana. Palestrante já tendo atuado como professora universitária, desenvolve trabalhos comunitários e é colaboradora da Moving On.
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