A Logística como ferramenta de Marketing - Dany Novaes
17/07/2011 14:12
Uma das funções do marketing é criar um valor genuíno no produto ou serviço tornando-o realmente satisfatório e relevante para o cliente. Através do marketing o cliente é convencido de que sua aquisição em determinada empresa será melhor do que nos concorrentes. Nem sempre apenas baixo custo é suficiente para o êxito das vendas de uma empresa. Agregar valor de diferentes maneiras é indispensável diante da competitividade no mercado e da diversidade de ofertas.
Sendo assim, o marketing é muito mais do que uma boa propaganda, ele deve permear todo o processo desde a produção até a entrega do produto. A logística torna-se uma ferramenta de marketing ao possibilitar diferenciais competitivos nas organização que utilizam seus processos com excelência e estratégia.
O marketing é importante mas no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fideliza clientes como é sempre o objectivo de qualquer empresa, seja esta de logística ou não. É através do bom serviço logístico que o cliente dá valor a empresa. Uma empresa com bom marketing e maus serviços não vinga no mercado, no entanto uma empresa com um bom serviço logístico poderá vingar no mercado mesmo com um marketing mau ou ausente (Dias, 2005, p.287-288).
A visão da logística é de otimização e racionalidade. A visão de marketing e vendas é de escoamento do produto ou serviço. Portanto, ambos, logística e marketing, estão preocupados com a mesma coisa: a satisfação do cliente, que é a maior garantia de sobrevivência da empresa e dos profissionais envolvidos. (Catho Educação Executiva)
A fidelização dos clientes não é um processo simples, na verdade está cada vez mais difícil, pois inúmeros concorrentes possuem este mesmo alvo. Poucos porém compreendem que a logística é um fator inerente e indispensável na fidelização. A logística permite avaliar se:
A localização da empresa é adequada.
A administração dos estoques é realizada corretamente.
O departamento de compras é capaz de efetuar o budget nas negociações.
O padrão de qualidade é satisfatório.
A matéria prima é de qualidade.
Se os prazos estão sendo cumpridos.
E muitas outras coisas...
Bibliografia Consultada:
Barros Nunes, Iran – Logística – Posead – MBA à Distância – Brasília –DF, 2009
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_log%C3%ADstico
https://www.catho.com.br/cursos/index.php?p=artigo&id_artigo=7&acao=exibir&
https://www.pontual.eng.br/?pg=conteudo&idmenu=402
https://www.pensandomarketing.dreamhosters.com/home/id34.html
———
Voltar